domingo, 1 de junho de 2008

A valorização da história local

A história local é vista por muitos como uma história menor. Uma “micro-história” carregada de mitificação dos personagens e de regionalismos. Para eles, a história dos grandes temas é o meio para entender a sociedade de maneira mais abrangente.
Porém a história maior trata de assuntos relativos a um espaço e a uma realidade que algumas vezes guarda poucas semelhanças com outras regiões. Além disso, nas macro abordagens, personagens mais comuns e menos participativos são perdidos na memória.
A partir da década de 1950 houve um ressurgimento da história local, impulsionado pela França e pela Inglaterra. Então a história local passou a ser resgatada.
O estudo da micro-história reduz a escala de observação, permitindo que fatos que passariam despercebidos sejam resgatados. Assim também ocorre com os personagens, há maior participação das minorias.
O ensino da micro-história facilita o aprendizado do aluno, que estuda primeiro a micro-história, com a qual ele se identifica, para depois compreender a macro-história.

Nenhum comentário: