domingo, 1 de junho de 2008

Arqueologia do Xingó e nossos primeiros habitantes




Os arqueó- logos também buscam a compreen- são das socieda- des, analisando, através da cultura material, para interpretar a vida humana no passado e no presente. Eles tem muito a dizer ao trabalho de reconstrução do conhecimento histórico do historiador.
A UFS realiza um trabalho de reconhecimento histórico no Xingó. Em 1985 professores do departamento de sociologia e psicologia queriam fazer um levantamento dos sítios arqueológicos de Sergipe e identificaram em Canindé quatro registros gráficos. Sítio arqueológico é o local ou grupo de locais que são fontes materiais que evidenciam o passado histórico da humanidade.Os arqueólogos usam metodologias e técnicas indispensáveis para tornar descoberta arqueológica em conhecimento.Algumas ainda no sítio.
Os artefatos são culturas materiais com função utilitária na construção da cultura. Nem sempre a cultura material tem função para a sobrevivência material. E os registros são uma maneira de se comunicar com outras culturas e com o ambiente através de sua cultura.
Pelas informações obtidas no sítio de Xingó soubemos informações como que os índios que ocuparam aquele local tem data de chegada de 8 mil anos atrás, sua cerâmica era de uma tecnologia diferentes da de outras tribos da região, seu material lítico também é diferente do outras tribos da região.
Mas o conhecimento dessas culturas através da arqueologia ainda é um processo em construção.

Nenhum comentário: