sexta-feira, 2 de maio de 2008

Um passado muito próximo e distante!

Toda a História pertence a um passado próximo e distante. Passado próximo porque sempre corresponde a um personagem ou fato histórico que possui similaridades com o presente. Passado distante porque sempre apresenta particularidades do seu tempo e do seu espaço.
Temos uma história coletiva que, mesmo apresentando similaridades com outras histórias, também é individual por não ser igual a nenhuma outra. As similaridades aparecem, por exemplo, quando duas pessoas pertencem a mesma família. Mas, mesmo assim, por desempenharem funções diferentes suas histórias não são iguais.
A apresentação dessas distâncias depende do historiador. Este ao transformar história realidade (história diversa, detalhada) em história conhecimento (história realidade filtrada) precisa de uma visão crítica. Através da qual reproduz a história com maior imparcialidade possível, evitando anacronismo.
Só é possível separar esses planos da história para quem entende que o passado vira história conhecimento se for objeto de estudo do presente. O historiador trabalha com o presente usando como ferramenta o passado.
A partir disto entendemos o que é história e para que serve a história.
História é uma palavra de origem grega que significa investigação, informação. História é a investigação, estudo do passado para compreender o presente. Serve para entender o presente, para identificar a sociedade, para preservar o conhecimento, para ter uma noção para ações práticas. Essa noção para ações práticas consiste em modificar o presente através de experiências do passado, do conhecimento de experiências anteriores. Após a crise de 1929, conhecendo suas causas e conseqüências, foi possível restaurar a economia norte-americana reconstruindo seus pilares sob políticas opostas as que causaram a crise.
Valorizando o que temos e o que vivemos construímos a nossa história.